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Psicomotricidade

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Psicomotricidade

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Mente e Corpo em Movimento

A Psicomotricidade, tal como o nome indica, é a área que estuda as relações e influências recíprocas entre o psiquismo e a motricidade. Encara o homem como um ser biopsicossocial, estudando-o através do seu corpo em movimento.

Trata-se de uma terapia de mediação corporal e expressiva que possui como principal objetivo o desenvolvimento harmonioso do indivíduo relativamente ao seu mundo interno e externo. Promove os diversos domínios do funcionamento humano: cognitivo, psicomotor, sócio emocional, relacional e psicoafetivo, estimulando a capacidade de ser e estar. Para tal, recorre a técnicas expressivas, a métodos de relaxação terapêutica e de consciencialização corporal, a atividades lúdicas, a técnicas gnoso-práxicas, ao jogo e ao movimento.

“Psicomotricidade é a expressão corporal do funcionamento psíquico. Psicomotricidade é o que no comportamento humano diz respeito à expressão corporal das emoções, sentimentos, vivências, fantasias e pensamentos”. João dos Santos

A Terapia Psicomotora é indicada a:

  • Dificuldades de aprendizagem (necessidades educativas especiais);

  • Dificuldades de escrita e leitura (dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia);

  • Dificuldades na comunicação verbal e não-verbal (isolamento social, problemas nas relações com os pares);

  • Dificuldades emocionais (humor instável, baixa autoconfiança e autoestima, baixa tolerância à frustração);

  • Dificuldades psicomotoras (regulação tónica, equilíbrio, lateralidade, dificuldades no esquema e imagem corporal, estruturação espácio-temporal, motricidade global e fina);

  • Perturbações do desenvolvimento: Perturbações do Espectro do Autismo (PEA), Perturbação da Hiperatividade e/ou Défice de Atenção (PHDA), Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID);

  • Perturbações do comportamento (oposição, agressividade, impulsividade, inibição/ desinibição).

As sessões de Psicomotricidade:

Têm uma duração de 45 minutos e podem ocorrer com uma frequência semanal ou bissemanal. De acordo com as especificidades do caso, estas decorrerão numa dinâmica individual ou de grupo.

Após ser efetuada a observação psicomotora, recolhida a informação pessoal e clínica relevante, e realizada a avaliação global, será traçado um projeto terapêutico adaptado aos interesses e necessidades específicas da criança. Ao longo do processo, os objetivos a definir serão discutidos com a família e com outros profissionais, de modo a obter uma visão multidisciplinar.

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Crescimento sustentado.

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